O Canto e a Música no Tempo do Ano Litúrgico
Formação Litúrgica em Mutirão
CNBB - rede celebra - revista de liturgia
Ficha 20
Joaquim Fonseca, OFM
O canto e a música devem expressar o mistério pascal de Cristo, de acordo com o tempo do ano litúrgico e suas festas. A seguir, breve orientação sobre o repertório litúrgico correspondente.
Cantar o advento do Senhor
No início do ano litúrgico, ao longo de quatro semanas, a Igreja entoa um canto de esperança, àquele que está por chegar, o Príncipe da Paz, o Emanuel, Deus-conosco. Este canto, primeiramente entoado pelos profetas, João Batista e Maria continua ressoando no seio da Igreja que clama: “Vem, Senhor, nos salvar. Vem, sem demora, nos dar a paz”.
A gravadora Paulus registrou em dois CDs (Liturgia IV e VIII) o repertório para a liturgia deste tempo.
Cantar o natal do Senhor
“Neste tempo cantamos o nascimento do Príncipe da Paz, com a euforia dos profetas e evangelistas de todos os tempos. E os pobres, ao nos ouvirem, acorrerão pressurosos até o presépio: É sobretudo para eles a boa notícia, embora seja de alegria para todos o povo” (Hin. Litúrgico - 1, introdução).
Os cantos para o tempo do natal encontram-se gravados no CD: “Litrugia – V”, da gravadora Paulus.
Cantar a quaresma
“Cantar a quaresma é, antes de tudo, cantar a dor que se sente pelo pecado do mundo, que, em todos os tempos e de tantas maneiras, crucifica os filhos de Deus e prolonga, assim, a Paixão de Cristo... É um canto de luto, um canto sem ‘glória’ e sem ‘aleluia’, um canto sem flores e sem as vestes da alegria, um canto ‘das profundezas do abismo’ em que nos colocaram nossos pecados (Sl 130); um grito penitente de quem implora e suplica: ‘Tende piedade de mim, Senhor, segundo a vossa bondade, e conforme a vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade’” (Hin. litúrgico – 2, introdução).
Quanto ao repertório litúrgico para este tempo veja os CDs “Liturgia XIII e XIV” da gravadora Paulus.
Cantar a páscoa do Senhor
Ao contrário da sobriedade quaresmal, o tempo pascal é de exultação e de alegria. Ressuscitados com Cristo, cantamos sua glória, sua vitória sobre a morte. O “aleluia” volta a ressoar em nossos lábios, invadindo todo o nosso ser com ardor sempre crescente, pois “as coisas antigas já se passaram, somos nascidos de novo!”.
Quanto ao repertório litúrgico para este tempo veja a coleção de CDs “Liturgia” da gravadora Paulus.
Cantar o tempo comum
O tempo comum – o maior do ano litúrgico – nos possibilita desfrutar de outros aspectos da vida e da missão de Jesus e seus discípulos que não são contemplados nos ciclos do natal e da páscoa. Cada domingo do tempo comum tem o sabor de “páscoa semanal”. O Hinário Litúrgico – 3 traz um rico repertório que acompanha o conteúdo central do evangelho de cada domingo, sobretudo nos versículos das aclamações ao evangelho e nos refrãos dos cantos de comunhão.
Os cantos para o tempo comum encontram-se gravados nos CDs: “Liturgia VI e VII” (ano A), ” , “Liturgia IX” (ano B) e “Liturgia XI e XII” (ano C) da Paulus.
Cantar as festas do Senhor
Embora sabendo que, ao longo de todo o ano litúrgico, a Igreja celebra o mesmo mistério de Cristo - por exemplo: No ciclo do natal, o mistério de sua encarnação; no ciclo da páscoa, sua paixão, morte, ressurreição e ascensão; no tempo comum, a memória da presença do Senhor nas circunstâncias do dia-a-dia de sua Igreja -, mesmo assim, no decorrer da história, foi sendo agregado ao calendário litúrgico outras festas do Senhor e de seus santos.
Comecemos pelas festas do Senhor. Vale lembrar, de antemão, que trataremos apenas da festas que são celebradas aos domingos, anualmente, e daquelas que quando caem no domingo são assumidas por este. São elas:
Apresentação do Senhor no Templo (2 de fevereiro)
Santíssima Trindade (domingo depois de pentecostes)
Transfiguração do Senhor (6 de agosto)
Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro)
Cristo, Senhor do Universo (último domingo do T. Comum)
Outras festas:
Festas de Maria (Mãe de Deus, Assunção, Imaculada Conceição, Aparecida)
Festas dos Santos (Natividade de S. João Batista,São Pedro e São Paulo Apóstolos, Todos os santos
Outras festas (Dedicação da Basílica do Latrão, Comemoração do fiéis defuntos)
NB.: Todo o repertório litúrgico destas festas está registrado nos CDs: “Festas Litúrgicas I, II, III e IV”, da gravadora Paulus.
Perguntas para a reflexão pessoal e em grupos:
- Sua comunidade tem um repertório bíblico-litúrgico apropriado para cada tempo e/ou festa litúrgica?
- Você tem acompanhado o lançamento dos CDs da coleção “Liturgia” - a partir do volume “liturgia IV” - da gravadora Paulus?
Fonte: CNBB - www.cnbb.org.br
|